domingo, 28 de Abril de 2024  10:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-08-2004

Uma obra ímpar na região


Pavilhão de Desportos de Anadia

A obra ultrapassa os dois milhões de euros (400 mil contos) e a sua conclusão está prevista para o final do primeiro trimestre de 2005.
Iniciado em meados de 2003, o Pavilhão dos Desportos de Anadia está em construção na área, destinada ao Complexo Desportivo de Anadia.
Uma obra que vem dar resposta a uma das áreas onde a autarquia mais tem apostado nos últimos anos – o desporto, devendo constituir ainda “um dos espaços mais cobiçados na região”.

“UM DOS ESPAÇOS MAIS COBIÇADOS DA REGIÃO”

Esta é para já a convicção do autarca, Litério Marques, para quem a grandiosidade da obra, associada à sua utilidade e funcionalidade a catapultará para “um dos espaços mais cobiçados na região”. O autarca referia-se não só à beleza arquitectónica da obra, mas, sobretudo, à qualidade e polivalência deste equipamento municipal.
Para Litério Marques, o novo Pavilhão, orçado em mais de dois milhões de euros, não só virá substituir o velho e degradado Pavilhão Municipal, localizado no centro da vila anadiense, como virá também resolver, de uma vez por todas, a questão da falta de condições para a prática de diversas modalidades desportivas.
Por outro lado, “trata-se de um equipamento vocacionado para eventos de maior dimensão, de carácter regional, nacional e internacional, dado o grande número de solicitações que temos recebido”, acrescentou, explicando ainda que “enquanto o outro Pavilhão Municipal continuará afecto aos calendários das associações desportivas, este estará liberto desses compromissos obrigatórios por forma a dar resposta a outras solicitações, nomeadamente dos munícipes deste concelho”.
Localizado nas proximidades das Piscinas e Estádio Municipais, esta obra é “um dos pólos fundamentais do Complexo Desportivo de Anadia”, acrescentou o edil, para quem, de resto, “estão criadas assim as condições para disponibilizar aos munícipes uma zona desportiva de grande qualidade”. Atreveu-se mesmo a classifica-lo de “excelente”, até porque, na intenção do autarca, é a “criação daquela que será a zona desportiva melhor equipada de toda a zona centro do país.”

PORMENORES DA OBRA

Um espaço que, segundo defendeu, “irá ajudar a desenvolver e promover não só o turismo na região, como também o próprio concelho de Anadia”.
Acrescente-se ainda que, à semelhança de outras obras em curso no município, também esta começou sem ter o respectivo financiamento assegurado (aprovado há cerca de dois meses, numa comparticipação que não ultrapassa os 65%), muito embora o investimento, superior a “dois milhões de euros, excluindo o terreno e os arranjos exteriores”, sejam inteiramente justificáveis e fundamentais, “num concelho de futuro”, acrescentou o autarca.
De acordo com a memória descritiva do Pavilhão, da autoria do arquitecto Rui Rosmaninho, este equipamento é composto por um corpo mais baixo onde se situam os balneários com uma nave perpendicular de volumetria paralelepipédica que abriga o recinto desportivo. O desenvolvimento em L proporciona a criação de uma praça exterior relvada.
O pavilhão caracteriza-se ainda por quatro sectores distintos: o sector de público/espectadores; a área de evolução desportiva; o sector de atletas e técnicos e o sector de serviços técnicos.
Dos espaços existentes contemplam salas de squash, bar instalações sanitárias, bancada e galeria para o público, vestiários, balneários, sala de primeiros socorros, áreas administrativas e secretaria.
A área desportiva com 44x25 metros destina-se à prática de andebol, basquetebol, voleibol, futebol de cinco, podendo ainda ser utilizado para jogos de raquete (badminton, ténis), atletismo (corridas planos, saltos), ginástica (solo, aparelhos, acrobática, rítmica), dança, desporto de combate (luta, judo) e patinagem elementar.
Acrescente-se ainda que, relativamente próximo deste equipamento, estão em construção o novo Cine Teatro e a nova Biblioteca Municipal, que, segundo Litério Marques, são mais duas obra para concluir em 2005/06, e que ultrapassam, no seu conjunto, 2.793.303,39 euros.

catarina cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®